Ford Focus ST Forum banner

Sensores MAF vs. MAP - Não temos ambos?

69K views 13 replies 7 participants last post by  Gplume  
#1 ·
O manual parece mostrar que temos ambos.

Diz que o sensor ligado à caixa de ar original é um MAF. O sensor no coletor de admissão diz que é um MAP, e o sensor no lado frio do intercooler é um sensor combinado MAP e temperatura.

Aqui está a imagem e a tabela de descrição:

Item Descrição
1 Solenoide de controle de óleo VCT de admissão
2 Sensor FRP
3 Sensor MAP
4 KS frontal
5 Sensor MAPT
6 KS traseiro
7 Sensor CMP de admissão
8 Sensor MAF

Isso é um erro de digitação? Temos MAF e MAP? O que o Fox diz?

TIA,
Mark

#2 ·
O sensor na admissão é também um sensor MAP (tecnicamente TMAP, pois mede pressão e temperatura). Removi os sensores do intercooler e da admissão e eles são iguais. Não removi o terceiro sensor no coletor de admissão, mas entendo que os três são idênticos.

#3 ·
O sensor na admissão também é um sensor MAP (tecnicamente TMAP, pois mede pressão e temperatura). Removi os sensores do intercooler e da admissão e eles são iguais. Não removi o terceiro sensor no coletor de admissão, mas entendo que os três são idênticos.
Obrigado por confirmar o erro de digitação no manual!

Faz muito sentido que o sensor na caixa de ar também meça a temperatura para que a ECU possa ver diretamente o quanto o ar de carga prestes a ser injetado no motor está mais quente que o ambiente.

Quando você diz "idêntico", você quer dizer idêntico na aparência, ou idêntico na numeração da peça, além de idêntico na aparência?

Tudo de bom,
Mark

#4 ·
Lm stone 510 -

É um pouco mais complicado. De um modo geral, tmap é uma forma mais barata de determinar o maf. Os sensores tmap são menos caros do que os sensores maf. Ao medir a temperatura e a pressão, e determinar o deslocamento ou "capacidade de bombeamento do motor" (variável fixa) e as rotações por minuto, é bastante fácil determinar o fluxo de massa de ar. O problema é que a abordagem é um pouco indireta. Eu presumo que os carros equipados com maf são mais fáceis de tunar por meio de chipagem ou adição de melhorias de fluxo (escape livre). Não tenho certeza sobre t map, porque depende de uma tabela de consulta para descobrir o maf, que em teoria é baseado na capacidade de bombeamento básica do motor... não compensada por melhorias.

Espero que isso não seja uma confusão total...

A minha opinião... maf é provavelmente o melhor... mas não tenho certeza se temos um.

(Focus st ainda é um ótimo carro... de qualquer maneira.)

#5 ·
Eu executei um MAF no meu focus turbo 05. Estávamos procurando realocá-lo de trás do filtro para perto do corpo da borboleta para uma melhor afinação. Com um mapa, eu acreditaria que você obtém melhores dados, pois ele está em três locais. Muito mais fácil de ver o que o ar está fazendo. Além disso, isso permite que aqueles que desejam rodar um bov o façam sem rodar super rico toda vez que seu carro libera pressão.

Enviado do meu Galaxy S3.

#6 ·
Olhando para o diagrama na publicação nº 1, parece que os três sensores são todos designados de forma diferente:
  • O sensor na admissão (8) é rotulado como MAF.
  • O sensor no intercooler (5) é rotulado como MAP.
  • O sensor no coletor de admissão (3) é rotulado como MAPT.
Eu pensei que todos eram idênticos, mas posso estar enganado. Alternativamente, os nomes diferentes podem ser para facilitar que as pessoas saibam exatamente a qual sensor se refere. Terei que deixar alguém com mais conhecimento opinar, pois informações ruins são piores do que nenhuma informação.

#9 ·
Só para esclarecer.

A injeção de combustível depende do fluxo de massa de ar real. A maneira mais direta de medir é por um sensor maf. Tmap determina o maf indiretamente, calculando o que ele deve ser com base na temperatura, pressão (termodinamicamente, pv=mrt) e rpm. Tmap pode ser feito para funcionar muito bem... mas nunca pode ser tão versátil quanto um sensor maf, que é geralmente a medida mais precisa de maf.

Tudo de bom

Giff

(A empresa para a qual trabalho fabrica sensores automotivos)

#11 ·
Esta é toda boa informação, obrigado! Eu gosto de fatos...

Este é o meu primeiro carro com sensores MAPT; anteriormente só tinha sensores MAF. O problema que eu experimentei tinha a ver com o fio quente dando leituras falsas devido a flutuações de tensão e/ou sujeira no fio quente.

Perguntei porque a longo prazo estou considerando uma mudança de FMIC e estou preocupado que o aumento do volume do FMIC estrague o mapeamento.

Obrigado,
Mark

#12 ·
Sim, a realidade é sempre um pouco mais complicada....o meu ponto é que com a temperatura, a pressão e a velocidade do motor, o fluxo de massa de ar pode ser determinado.....provavelmente uma tabela de consulta versus um cálculo. Para mim, isso não é tão bom quanto medir realmente o medidor de fluxo de massa de ar. Eu presumo que o nosso sistema é menos adaptável às melhorias de respiração versus medidor de fluxo de massa de ar. A tendência geral é para o tmap versus medidor de fluxo de massa de ar.....

#13 ·
Obrigado Giff,

Se os três sensores forem de facto tmap, confesso que gosto da redundância dos dois sensores localizados no lado frio do intercooler e no coletor de admissão.

Eu ainda estou preocupado que um aumento percentual significativo no volume causado pela atualização do FMIC precise ser contabilizado no mapeamento. Eu sei que na maioria das afinações personalizadas existe um parâmetro para o volume do FMIC, presumivelmente para compensar o aumento do turbo lag que um volume maior do FMIC criaria.

Mas, que eu saiba, os principais fornecedores de afinação não alteram seus mapas com base no volume do FMIC; você recebe o mesmo mapa, quer tenha colocado o monstruoso FMIC cp-e/Steeda ou não. Então, talvez o sistema de mapeamento de 3 sensores compense por conta própria... Talvez eu esteja pensando demais em tudo isso?

Obrigado novamente,
Mark

#14 ·
Mark-
Você não está pensando demais nisso. Tenho certeza de que há algum tipo de aumento no desempenho sem um remapeamento. Mas acho que os grandes ganhos que você poderia ver com os aumentos de respiração não serão vistos com o mapeamento sem um remapeamento. Meu 95 taurus sho poderia ver um aumento de até 50 por cento com melhorias de fluxo. Dito isso, nosso pequeno 4 cilindros produz 20 por cento a mais do que meu sho original. Basicamente, estou satisfeito até agora... mas o grande aumento da melhoria do fluxo pode não ser tão fácil de obter como nos dias do maf.

Aliás, onde em Maine? Costumava morar em Alfred nos anos 80... ainda tenho amigos no estado da árvore de pinheiro.

Atenciosamente,
Giff