Ford Focus ST Forum banner

Diagrama de fiação da antena de fábrica para Focus SYNC3 (2017/18) - PROBLEMA RESOLVIDO!

1 reading
41K views 50 replies 8 participants last post by  gavin.zje  
#1 ·
Olá a todos -
Alguém tem acesso ao diagrama de fiação da Ford para os carros FoST mais recentes equipados com SYNC3 (2017/18, presumo)? Estou curioso para saber como a antena GPS oficial do SYNC3 está conectada.
Observação: Já tenho o manual de serviço completo e os diagramas de fiação dos primeiros carros.
Muito obrigado antecipadamente por qualquer ajuda!

#3 ·
Vou colocá-lo na lista de pedidos desta noite LOL! 😀

• Like
Reactions: StanE and TurboGT
#4 ·
Vou colocá-lo na lista de pedidos desta noite LOL! 😀
a título de um pouco de informação adicional: Concluí recentemente uma atualização do SYNC3 (com Nav) no meu ST1 de 2013 (posts em outros lugares sobre isso). Uma das pequenas dificuldades que estou tentando resolver é que na maioria das vezes (mas nem sempre) na inicialização, receberei uma mensagem de “navegação com defeito” antes que o mapa apareça. Limpar a mensagem corrige e tudo está bem. Estou presumindo que isso tem algo a ver com a antena GPS genérica do mercado de reposição que está conectada ao APIM. Então, gostaria de estudar como os carros SYNC3 são conectados de fábrica e, possivelmente, comprar a antena OEM da Ford para tentar corrigir isso.

#5 ·
382605
382606
382607
382608
382609
382610
382611
O GPSM (módulo do sistema de posicionamento global) e o APIM (módulo de interface de protocolo de acessórios) compartilham a mesma fonte de alimentação, o fusível BCM F67 (7,5 ampères), no entanto, o GPSM está conectado através da rede MS CAN BUS. O APIM está, na verdade, em uma rede separada (I CAN BUS). Não sei se isso ajuda, mas se precisar de mais alguma coisa, por favor me avise. Tentarei ler o tópico para entender o que está acontecendo. LOL! Desculpe, tenho estado um pouco ocupado ultimamente. Fique seguro J

#6 ·
A título de informação adicional: Concluí recentemente uma atualização SYNC3 (com Nav) no meu ST1 de 2013 (posts em outros lugares sobre isso). Uma das pequenas dificuldades que estou tentando resolver é que na maioria das vezes (mas nem sempre) na inicialização, recebo uma mensagem de “navegação com defeito” antes que o mapa apareça. Limpar a mensagem corrige isso e tudo fica bem. Estou presumindo que isso tem algo a ver com a antena GPS genérica do mercado de reposição que está conectada ao APIM. Então, gostaria de estudar como os carros SYNC3 são conectados de fábrica e possivelmente comprar a antena OEM da Ford para tentar corrigir isso.
LMAO enquanto eu estava pesquisando os manuais você estava resumindo tudo para mim! E aqui eu estava apenas adivinhando o que você precisava 😄

• Like
Reactions: StanE
#7 ·
LMAO enquanto eu estava vasculhando os manuais, você estava resumindo tudo para mim! E aqui eu estava apenas meio que adivinhando o que você precisava 😄
View attachment 382605 View attachment 382606 View attachment 382607

View attachment 382608 View attachment 382609 View attachment 382610 View attachment 382611
O GPSM (módulo do sistema de posicionamento global) e o APIM (módulo de interface de protocolo de acessórios) compartilham a mesma fonte de alimentação, o fusível BCM F67 (7,5 ampères), no entanto, o GPSM está conectado via rede MS CAN BUS. O APIM está na verdade em uma rede separada (I CAN BUS). Eu não sei se isso ajuda, mas se você precisar de mais alguma coisa, por favor me avise. Vou tentar ler o tópico para entender o que está acontecendo. LOL! Desculpe, tenho estado um pouco ocupado ultimamente.

Fique seguro
J

#9 ·
Então, aqui está o que eu não estou entendendo: os APIMs SYNC3 têm uma entrada direta de antena GPS (conector Fakra azul) e é claro que é aqui que você conecta sua antena GPS genérica adesiva ao fazer uma atualização do SYNC3. No entanto, este conector não é mostrado em nenhum dos diagramas de fiação. Disseram-me que os sistemas SYNC3 não ouvem mais informações de GPS no CAN-Bus. Mas talvez eles sejam realmente capazes de funcionar DAS DUAS maneiras?

#10 ·
Este é o módulo APIM para um modelo de 2017.

Este é o modelo de 2018.
382616
382617

Qual é o ano exato do modelo do APIM? E qual é o número de entrada do pino em que você tem atualmente o módulo GPS genérico conectado?

#11 ·
J

#12 ·
Olá - sem pressa. Nas unidades SYNC3 APIM, existe um conector Fakra azul dedicado para a antena GPS ser conectada (não está no grande conector APIM multi-pinos). Estou tentando descobrir se a antena GPS OEM da Ford é de alguma forma diferente das genéricas (talvez alimentada - como as antenas FM e Sirius/XM no teto?). E também onde a antena GPS SYNC3 de fábrica está localizada.

#13 ·
Você está se referindo ao ACM? É lá que fica a conexão de rádio via satélite da fábrica. Isso é embutido na antena da fábrica.

#14 ·
Você está se referindo ao ACM? É onde fica a conexão de rádio via satélite de fábrica. Isso é embutido na antena de fábrica.
View attachment 382623
Não, não, de forma alguma - eu descobri totalmente as antenas FM e SiriusXM - elas são alimentadas pelo ACM de acordo com o diagrama que você acabou de postar. Na verdade, eu instalei recentemente uma barbatana de tubarão do Fusion que compartilha o mesmo orifício de montagem e fiação do Focus.

#16 ·
Estas seriam as únicas duas entradas de sinal GPS a que a Ford se refere. Afirma que existem duas antenas separadas, uma com rádio por satélite e outra sem.

As antenas precisariam que o puck GPS fosse instalado na base real da antena. O Transit Connect também compartilha antenas semelhantes, assim como o Escape.

#18 · (Edited)
Estas seriam as únicas duas entradas de sinal GPS que a Ford referencia. Ele afirma que existem duas antenas separadas, uma com rádio por satélite e outra sem.

As antenas precisariam que o puck GPS fosse instalado na base real da antena. O Transit Connect também compartilha antenas semelhantes, assim como o Escape.
Bem, o principal a saber aqui é que a antena para GPS e a antena para rádio por satélite são bastante diferentes - elas operam em frequências diferentes e olham para satélites diferentes. Na verdade, os conectores Fakra para cada um são codificados de forma diferente e têm cores diferentes, para que não possam ser misturados (a antena de rádio por satélite tem um conector amarelo/mostarda e a antena GPS tem um conector azul). No caso de nossos carros, é claro, a antena de rádio por satélite se conecta ao ACM e a antena GPS se conecta ao ACIM.

#17 ·
O módulo GPS genérico tem uma LOS (linha de visão) clara? Lembre-se que o vidro degradará a capacidade das antenas de funcionar corretamente.

Tive que mudar toda uma frota de veículos de emergência para uma antena GPS montada no teto porque os pucks GPS montados no painel eram muito pouco confiáveis. Eles sofreram muita perda de atenuação para serem eficazes de forma confiável.

#19 ·
O módulo GPS genérico tem uma linha de visão (LOS) clara? Lembre-se que o vidro irá degradar a capacidade da antena de funcionar corretamente.

Eu tive que mudar toda uma frota de veículos de emergência para uma antena GPS montada no teto porque os pucks GPS montados no painel eram muito pouco confiáveis. Eles sofriam de muita perda de atenuação para serem eficazes de forma confiável.
Bem, isso também é algo que vou analisar - atualmente está montado logo abaixo do painel, logo abaixo e na frente do pod de medidores auxiliares. Funciona bem, exceto pelo problema de inicialização mencionado anteriormente. É exatamente por isso que estou tentando descobrir onde a Ford colocou a antena GPS OEM!

#20 ·
Existem apenas duas antenas GPS equipadas. A que está localizada logo à frente do airbag do lado do passageiro (ver tabela de referência de localização acima 6 - C), no entanto, este é o módulo CAN BUS que você afirmou não ser mais usado e o que está fisicamente integrado na antena do teto. Verifiquei o Escape, Transit Connect, Fusion, Edge e, por via das dúvidas, a linha F. Todos têm exatamente a mesma configuração. Desculpe, não pude ajudar mais.

#21 ·
Há apenas duas antenas GPS equipadas. A que está localizada logo à frente do airbag do lado do passageiro (ver gráfico de referência de localização acima 6 - C), no entanto, este é o módulo CAN BUS que você afirmou não ser mais usado e o que está fisicamente integrado na antena do teto. Verifiquei o Escape, Transit connect, Fusion, Edge e, por que não, a linha F. todos têm exatamente a mesma configuração. Desculpe, isso não pôde ajudar mais.
Bem, isso é muito interessante. Eu me pergunto se as unidades SYNC3 APIM podem obter seus sinais de localização GPS DAS DUAS maneiras (ou seja, plug-in direto via o conector Fakra e também via Can-Bus)...... :unsure: . Você tem acesso ao número da peça do módulo da antena GPS 2018?

#22 ·
Não de imediato, mas terei todo o prazer em procurar.

#24 ·
#26 ·
#28 ·
OK pessoal - parece que estou quase a descobrir isto - dêem uma olhada no cabo em anexo que acabou de chegar hoje - o que temos aqui é o cabo frontal OEM para SYNC3, que alimenta a entrada da antena AM/FM (conector Fakra preto), a entrada da antena SiriusXM (conector Fakra mostarda) E a entrada da antena GPS para o APIM (conector Fakra azul).

383150

Olhando para este cabo, é claro que o feed SiriusXM passa por uma caixa divisora (pequeno pedaço de plástico preto). Espero que esta caixa divisora contenha uma rede de resistores, que apresenta uma impedância específica à entrada GPS APIM. Também espero que esta seja uma impedância diferente das antenas GPS adesivas do mercado de reposição, portanto, acionando a mensagem de erro ocasional na tela. Mais informações em breve, quando eu instalar este cabo.
FWIW Eu obtive este número de peça do cabo das informações da peça Focus RS e não do ST.

#29 ·
Subbed. Eu deveria ter invocado @brianlovelace mais cedo. Ele pode (querer) saber sobre isso.

• Like
#31 · (Edited)
OK pessoal - agora posso confirmar que estes cabos são de facto a resposta CORRETA para este pequeno problema irritante (ver posts anteriores acima para contexto). Os números das peças a encomendar são G1FZ-10E928-B (secção frontal @ $19,04 da Tasca) e G1EZ-18812-A (secção traseira @ $11,24 da Tasca). Mais uma vez, os diagramas das peças NÃO mostram estes números de peça para nenhum ST, independentemente do ano - eles só são encontrados ao pesquisar Focus RS.
Para resumir, a instalação destes dois cabos da localização da antena OEM para a parte traseira do ACM e APIM permitirá a operação adequada de AM/FM/HD Radio, SiriusXM satellite Radio E dados de navegação GPS para o SYNC3 APIM, SEM usar uma antena GPS aftermarket e SEM quaisquer mensagens de erro irritantes "Falha de navegação" aparecendo na inicialização do sistema.
Para aqueles que estão a atualizar um ST1 e também querem SiriusXM, você, é claro, também precisa do ACM apropriado E também precisará atualizar sua antena OEM para uma que venha de um Focus ou outro Ford que tenha capacidade OEM SiriusXM de fábrica (por exemplo, um Fusion, se você quiser uma barbatana de tubarão OEM).
Entre em contato comigo para mais informações, se necessário.

#32 ·
OK, rapazes e moças - agora posso confirmar que estes cabos são de facto a resposta CORRETA para este pequeno problema irritante (veja as publicações anteriores acima para obter informações). Os números das peças a serem encomendadas são G1FZ-10E928-B (secção frontal @ $19,04 da Tasca) e G1EZ-18812-A (secção traseira @ $11,24 da Tasca). Mais uma vez, os diagramas das peças NÃO mostram estes números de peças para nenhum ST, independentemente do ano - eles só são encontrados ao pesquisar Focus RS.
Para resumir, a instalação destes dois cabos da localização da antena OEM para a parte traseira do ACM e APIM permitirá a operação adequada do rádio AM/FM/HD, rádio por satélite SiriusXM E dados de navegação GPS para o SYNC3 APIM, SEM usar uma antena GPS aftermarket e SEM quaisquer mensagens de erro irritantes "Falha de navegação" que aparecem na inicialização do sistema.
Para aqueles que estão a atualizar um ST1 e também querem SiriusXM, você, é claro, também precisa do ACM apropriado E também precisará atualizar sua antena OEM para uma que venha de um Focus ou outro Ford que tenha a capacidade OEM SiriusXM de fábrica (por exemplo, um Fusion, se você quiser uma barbatana de tubarão OEM).
Entre em contato comigo para mais informações, se necessário.
Você é o cara. Vou perguntar a você sobre detalhes via PM. Muito obrigado!

• Like
#34 ·
Pergunta: você realmente colocou isso na antena? Qual foi o processo para fazer isso? Você precisou remover algum forro de teto?
O item principal é a metade frontal do conjunto de cabos coaxiais siameses que vai da localização da antena de fábrica para a localização ACM/APIM. Quando a Ford mudou para o SYNC3, eles revisaram este cabo para adicionar um divisor a ele para que pudessem alimentar o ACM (Sirius XM) e o APIM (GPS) da mesma antena. Nenhum dos diagramas de peças mostra o número de peça correto para este cabo em qualquer Focus 2017/18 (ST ou outro). Eu finalmente encontrei o número da peça correto olhando para os diagramas do Focus RS!
Eu passei meus novos fios da localização da antena de fábrica pela borda direita do forro do teto e pela coluna B até a caixa de luvas. Eu conectei as seções traseira e frontal dos fios acima da caixa de luvas e de lá para a pilha central - muito fácil, na verdade. A borda traseira do forro do teto precisa cair o suficiente para acessar o conector coaxial - isso pode ser feito com bastante facilidade removendo a vedação da tampa traseira, a moldura de plástico ao redor das janelas pequenas, alguns plugues de retenção e os dois ganchos de casaco acima das portas traseiras. HMU se você precisar de informações adicionais e/ou números de peças.
Observação: Se você tiver um ST1, terá apenas um cabo coaxial vindo da antena de fábrica como padrão. Eu tenho o cabo SIAMESE TRASEIRO que você precisa adicionar gratuitamente, exceto o custo do frete, se você quiser - veja a postagem FS

#37 ·
@StanE
O fórum, por alguma razão, não me permite responder a conversas privadas, mas consegui enviar a mensagem original para você. Responderei aqui. Comprei um Focus 2014 com um estoque Sync 1 e o atualizei para um Sync 3 com um adaptador de chicote chinês e não precisei cortar nenhum fio.

Estas são as coisas em que ainda estou trabalhando:
-Adicionando câmera traseira (vou apenas seguir a rota do mercado de reposição em vez de comprar um chicote de estoque para isso)
-Sem som de navegação / bluetooth (acho que isso é por falta de um DSP em estoque neste carro), preciso fazer mais edição forscan para rotear o som corretamente
-GPS funciona, mas me dá o erro de navegação intermitentemente na inicialização
-ACM não suporta Sirius ou rádio HD, então encontrei um no eBay por US $ 50 de um modelo mais recente que tem ambos

Para cuidar do sirius + hd fm + gps, pensei que seria melhor seguir a rota da fábrica, já que o bastão de GPS na antena não está funcionando tão bem. Então, estou presumindo que preciso dos cabos e da caixa em seu tópico....
G1FZ-10E928-B
G1EZ-18812-A
CM5Z-10E893-A
Suponho que também preciso da antena em si? algo como: item do ebay # 193633592071